Nathália Costa festeja volta às novelas como a arrogante Meire de Vai na Fé. “Menina complicada”

Atriz, que cresceu na TV, fala dos sonhos na carreira, de como lida com haters e dos planos para os 15 anos


04 de fevereiro de 2023 00h11

Foto: Globo/Manoella Mello

Por Betina Azoubel

Contagem regressiva para a chegada dos 15 anos. Essa é a expectativa de Nathália Costa, que está a sete meses desse grande dia. Mas ao contrário de “mocinhas mais tradicionais”, a atriz não quer festa. Ela vai desbravar o mundo e focar na carreira. Nathália está no ar em Vai na Fé, como a Meire, após 6 anos sem fazer novelas. Seu último trabalho em folhetins foi em 2017, em Apocalipse.

“Acabei tomando a decisão que prefiro que essa comemoração dure mais que uma noite, quero viajar pra dois lugares, um deles já conheci e foi um sonho”, antecipa ela.

Enquanto não coloca o pé na estrada, Nathália está dedicada a sua volta a TV na trama de Rosane Svartman, onde interpreta Meire, uma adolescente popular, amiga de Duda (Manu Estevão), filha caçula de Sol (Sheron Menezzes).

A atriz estreou em novelas com 2 anos e sete meses, em A Vida da Gente. No currículo tem trabalhos marcantes como a Bella de Alto Astral (2014), uma anjinha que tinha um laço misterioso com Caíque (Sérgio Guizé). Em 2020, viveu a protagonista Maria Flor, na série infantil Detetives do Prédio Azul.

“Sempre me diverti com a minha carreira e tudo o que envolve ser atriz. Sempre foi meu destino”, conta ela, que também reflete sobre os sonhos na carreira e como lida com os prós e os contras das redes sociais.

 

 

Foto: Globo/Manoella Mello

Fala um pouco sobre a sua personagem Meire, quem é ela?

A Meire é uma menina muito complicada de lidar, mimada pela avó, conservadora e adora julgar as pessoas, mesmo estando errada também. Mas com o tempo ela melhora (risos).

A Meire é a menina mais popular da escola. Você se inspirou em alguma garota do seu colégio, como foi a construção da personagem?

Sempre que vou fazer uma personagem tento me inspirar em várias personagens pra criá-la! A Meire por ser uma menina arrogante e rude tentei me inspirar em personagens assim e também tentei deixá-la irônica, exatamente para o espectador sentir aquela raivinha de sua audácia.

Há semelhanças entre você e a Meire ou são muito diferentes?

Acho que a única coisa que eu e Meire temos em comum é a personalidade forte, mas a Meire acaba sendo mal educada também, muito diferente de mim. Tenho personalidade forte e minhas opiniões sempre formadas, mas não julgo o próximo se não concordar comigo. Somos bem diferentes!

Você praticamente cresceu na TV. De alguma forma isso fez com que perdesse algo da infância, adolescência?

De forma alguma! Acho que tive uma infância e agora uma adolescência que muitas meninas gostariam de ter tido e não me arrependo nadinha! Sempre me diverti com a minha carreira e tudo que envolve ser atriz, sempre foi meu destino.

A personagem Bella, da novela Alto Astral, marcou muito o público. Ainda reconhecem você por esse papel?

A Bella foi sem dúvida a minha personagem mais encantadora, e mágica de interpretar Adorava todo o “místico” que envolvia a Bella. Ela era uma menina alegre, independente de tudo que passava, e fazia de tudo pelo que acreditava. Assim como eu, sem contar que sou apaixonada no nome Bella, então pra mim foi sem erros (risos).

A atriz quando viveu a Bella, de Alto Astral, em 2014. Foto: Globo/Luciano Vicioni

Pensa em fazer alguma faculdade diferente da atuação ou atuar é a sua grande paixão mesmo?

Acredito que atuação aprendemos muito com experiência, gostaria de continuar no caminho da arte com meus estudos mas não necessariamente na TV, adoraria fazer cursos de moda, até faculdade de direção… Mas acho que atuação é muito questão de experiência, não tem faculdade que me ensine tudo que aprendi com meus 11 anos de carreira, porém pretendo seguir sendo atriz sempre, só gostaria de ter mais variedade nos estudos.

Hoje qualquer ator, principalmente os mais jovens, tem que acabar produzindo conteúdo para a rede social. Como lida com isso? Quais os cuidados que toma?

Sempre lidei bem com as redes sociais, mas não me sinto na obrigação de criar conteúdo todos os dias, não existe essa pressão em cima de mim, existe a pressão de estar na  internet que acho que acaba afetando todos que a usam. As pessoas que consomem conteúdo na internet acreditam que as que criam se colocam na posição de estarem sempre corretas e isso é totalmente errado. Todos erramos e esse julgamento é totalmente desnecessário, principalmente quando se trata de jovens como eu. Posso falar com excelência de como é sofrer ataques na internet impunimente. Sofro com isso há cerca de 2 anos e sei como machuca ver que as pessoas que poderiam estar te apoiando, estão lhe atacando por nenhum motivo, às vezes por inveja, é realmente triste.

Você vai fazer 15 anos, pensa numa festa tradicional ou prefere outro presente?

Quando mais nova sempre quis fazer festa de 15 anos, mas agora que está cada vez mais perto comecei a repensar sobre isso diariamente. Acabei tomando a decisão que prefiro que essa comemoração dure mais que uma noite. Quero viajar pra dois lugares, um que já conheci e foi um sonho e quero muito conhecer de novo, e outro que é meu sonho há muitos anos, e vai me ajudar a realizar muitas conquistas. Quando chegar a hora vocês saberão os destinos dos meus 15 anos ou já adivinharam? E por fim acho que a comemoração de festão eu vou deixar para os meus “Sweet 16” que não deixa de ser muito importante também.