Mar do Sertão: José emociona o “pai” Tertúlio com declaração

O coronel, que está acamado, finge dormir e ouve o tudo o que o filho pensa sobre ele


23 de novembro de 2022 00h25

Foto: Reprodução Globo/Montagem

Por Luciana Marques

Nos próximos capítulos de Mar do Sertão, José (Sérgio Guizé) surpreenderá Tertúlio (José de Abreu) durante visita, sem imaginar que ele é seu pai biológico. Com a ajuda de Ismênia (Ana Miranda), o coronel descobrirá que estava sendo dopado por Deodora (Débora Bloch). A governanta troca o medicamente por azeite e ele passa a fingir que dorme o tempo todo, principalmente na presença da esposa e de familiares.

Ao saber do estado de saúde de Tertúlio, José resolve ir até a fazenda para lhe fazer uma visita. Ele segue até o quarto do coronel, que finge dormir, sem imaginar que é filho dele. Com seu jeito tranquilo, José começa a lembrar de sua infância na fazenda e da relação dos dois. Ele diz que Tertúlio é um homem que aprendeu a respeitar desde novo. “Quando criança, eu lhe admirava muito, mas tinha medo. E depois passei a respeitá-lo”, fala.

O coronel ouve tudo. José admite que depois que cresceu o seu sentimento se transformou. Principalmente pelo o que fez com Daomé (Wilson Rabelo), seu pai. “Aí eu passei a odiá-lo... Mas apesar de tudo, desse ódio, eu não consigo desgostar do senhor”, confessa. Nessa hora, Tertúlio não segura a emoção e começa a tossir. José se assusta e corre para buscar um copo de água. O coronel bebe a água e volta ao estado que estava antes, de sonolência.

Instantes depois, Tertulinho (Renato Góes) chega e questiona a presença do rival ali. Eles começam a discutir. Sem ser visto, Tertúlio observa uma foto de José e Tertulinho juntos quando pequenos: seus filhos. Ele sente uma forte dor de cabeça. Os dois deixam o quarto. Os dias seguem e ele continua mentindo que dorme, inclusive, se entristece com as humilhações de Deodora. Um dos momentos mais difíceis será ver Manduca (Enzo Diniz) sofrendo com se estado. Ele irá se esforçar para não revelar a verdade ao neto.