Mar do Sertão: José acha prova para desmascarar homem que tentou tirar sua vida. “Tertulinho”

Rapaz conta tem ajuda de testemunhas que presenciaram sua internação há mais de 10 anos


12 de dezembro de 2022 00h05

Foto: Reprodução Globo

Por Luciana Marques

Nos próximos capítulos de Mar do Sertão, José (Sérgio Guizé) chega perto de desmascarar a pessoa que tentou matá-lo quando estava internado em estado grave no hospital. O rapaz volta ao postinho de saúde de Taipa Seca, onde Tertulinho (Renato Góes) o pegou e o levou para um hospital na capital há cerca de 10 anos logo após ele ter sido encontrado vivo por Adamastor (Everaldo Pontes).

Ao chegar lá, ele tenta pegar informações sobre o seu caso com o médico que está de plantão. O jovem informa que na época não trabalhava lá, mas que há uma enfermeira que era da equipe do postinho e chama a moça. Ela conta a José que se lembra do caso dele e que no arquivo deve ter algum documento ou informação da pessoa que assinou a transferência dele. A enfermeira demora um pouco para voltar.

Quando chega, explica que nada era digitalizado na época, mas que encontrou a certidão do rapaz que disse ser primo dele: Rivaldo Pereira. Ela lembra que ele estava muito aflito na ocasião, querendo que fosse levado logo para um hospital da capital. A intenção era deixar o rival longe de Adamastor, que sabia da identidade dele. José volta a Canta Pedra com a missão de descobrir quem é a pessoa que usou esse nome, afinal, ele não tinha primo nenhum.

Assim que chega, Candoca (Isadora Cruz) pergunta se ele descobriu algo, mas o empresário desconversa. Um pouco depois, ele encontra Deodora (Débora Bloch) e Tertulinho e pergunta se eles já ouviram falar de Rivaldo Pereira. José percebe o susto de ambos e a troca de olhares cúmplices. Depois, em encontro com Firmino (Odilon Esteves), ele garante que o ajudará a descobrir mais sobre o tal Rivaldo.

Já Xaviera (Giovana Cordeira) lembra ter visto esse nome num documento na casa de Tertulinho e promete procurar. Nisso, José encontra a médica Irma, que cuidou dele. Ela fala que se ver pessoalmente Rivaldo, consegue reconhecê-lo. Tertulinho passa próximo aos dois e fica em choque ao ver a médico com José. E dá a missão de Pajeú (Caio Blat) fazer com que a testemunha deixe a cidade. O rapaz invade o quarto dela, a intimidade e ela vai embora.