Laços de Família: Helena revela a Pedro que dormiu com ele só para engravidar e tentar salvar Camila

Administrador fica incrédulo ao saber que é pai da jovem e acusa empresária de ter agido como “prostituta”


22 de fevereiro de 2021 00h11

Foto: Reprodução Globo/Montagem

Depois de contar toda a verdade de seu passado para Fred (Luigi Baricelli) e de que engravidou de Pedro (José Mayer) para tentar salvar a vida de Camila (Carolina Dieckmann), Helena (Vera Fischer) toma uma importante decisão. Ela vai até uma igreja e se confessa. Depois de ouvir as palavras do Padre, ora durante um tempo. Até que pede para Pedro encontrá-la na igreja. Ele chega, e os dois conversam sobre o passado, fazem ali uma longa “DR”. Até que Helena dá a entender que algo surpreendente pode acontecer na vida dele. No meio da papo, Pedro se declara. “Eu ainda sinto que posso viver e morrer por você. Mas também sinto que você não é capaz da mesma coisa”, afirma. Helena coloca a sua mão sobre a dele. “A vida me deu outras razões para viver e morrer por elas”, fala.

Pedro diz saber que ela e muitas mães e pais fazem tudo pelos filhos, até esquecendo, às vezes, das próprias vidas.  “Você vai saber”, afirma ela. Pedro sorri e diz estar velho para ter um bebê. Helena respira fundo e toma coragem. “Eu tô grávida de um filho seu!”, conta. Atônito, ele pergunta se ela tem certeza. Helena fala que fez o exame e deu positivo. Apesar de durão, o administrador não segura a emoção. A empresária pergunta se ele ficou feliz “Estou, juro, apesar de me achar muito velho pra ter uma criança me puxando pela calça”, fala ele, rindo. Pedro também questiona Helena se ela está feliz. “Muito!”, afirma. Ele, lhe pede um beijo, e ela quer saber o motivo. “Nós vamos ser pais de uma criança, mesmo sendo sem querer, estamos de parabéns. Temos que comemorar”, diz ele.

Foto: Reprodução Globo

Os dois se beijam. Pedro afirma que esse bebê será o filho que eles deveriam ter tido há mais de 20 anos. “Lembra que eu disse, que se eu pudesse voltar atrás, eu teria um filho com você? Só com você”, fala. Nesse momento, Helena o surpreende mais uma vez. “Esse filho que você queria ter tido comigo há 20 anos, você teve, nós tivemos”, conta. Pedro parece não entender nada. “Nós tivemos uma filha”, fala ela, que começa a chorar. “O que você está querendo dizer?”, pergunta ele. “Exatamente isso que você ouviu, nós temos uma filha”, diz. “Como isso é possível”, quer saber ele. Helena revela que quando ele saiu da fazenda, a deixou lá, grávida. E que ela só soube dias depois. Pedro fica desorientado e se levanta, gritando, no meio da igreja. “Não acredito, não é verdade”.

Foto: Reprodução Globo

Helena pede para ele sentar e se acalmar, que ela contará tudo. “Não quero ouvir! Por que escondeu isso de mim durante tanto tempo?”. A empresária afirma que tem como explicar. “Tá querendo ganhar o quê? Um filho meu na barriga e outro há mais de 20 anos. O que deu em você, ficou louca ou pensa que eu sou um idiota?”, brada ele. Ele diz que irá embora, mas ela o segura. “Deixa de ser turrão, Pedro, está com medo de ter sido pai, de ser pai? Ou você só é homem quando se deita com mulher?”, fala. Ele insinua que o filho pode ser de Miguel (Tony Ramos). Nesse momento, Helena lhe dá um tapa na cara. “Fique com o filho pra você”, esbraveja ele, que sai. A empresária o segue, no meio da rua, e grita. “A Camila é tua filha, é nossa filha”, diz.

PEDRO AO SABER QUE FOI “USADO” POR HELENA PARA ELA ENGRAVIDAR: “SE COMPORTOU COMO UMA PROSTITUTA”

Pedro fica paralisado. Ele sai com o carro, em alta velocidade. Em casa, pensa em tudo o que ouviu. Instantes depois, ele vai até o hospital. Ao entrar no quarto, ele observa Camila, dormindo. Enquanto isso, Helena toma café com Yvete (Soraya Ravenle) num dos andares abaixo. Logo, ela fica sabendo que o seu primo está no quarto de Camila. “Ai, meu Deus, ele contou tudo pra ela achando que já sabe”, deduz. Assim que a jovem desperta, Pedro a olha, afetuoso, e diz ama muito ela, até mais do que antes. Nisso, Helena entra, esbaforida, assustando até a filha. Ela desconversa e diz que não sabia que Pedro estava lá. Discreta, a empresária faz sinal para ele não falar nada. Logo, pergunta se ele está de carro e se pode dar uma carona pra ela.

Helena, então, vai com ele até o seu apartamento. Pedro a pressiona, querendo saber quando ela contará tudo para Camila. A empresária fala que ele não tem moral para cobrar nada, já que a abandonou na fazenda. “Se tivesse voltado, se nós tivéssemos casado, nós teríamos criado a Camila juntos”, diz ela. Pedro lembra que nas cartas que recebeu, ela se declarava, mas nunca falou da filha. Helena rebate que ele nunca respondeu suas cartas. Pedro garante que não é de fugir de suas responsabilidades. “Pode não ser agora, mas era. Quando eu falava em filhos, você fugia como diabo da cruz”, fala. Helena conta que criou a filha com a ajuda da mãe, já que foi abandonada por ele e pelo pai. Os dois continuam trocando acusações.

Foto: Reprodução Globo/Montagem

Até que Helena abre o jogo sobre a gravidez. “E se não fosse a possibilidade do filho que eu estou esperando seu, poder salvar a Camila, eu não contaria a verdade pra ninguém”, garante. Incrédulo, ele se aproxima de Helena. “Eu não estou entendendo. O que tem esse filho meu que você está esperando com a Camila?”, indaga. Ela fala a verdade. “Eu engravidei de você de propósito... Eu precisava engravidar de você. A Camila tinha que ter um irmão do mesmo pai e da mesma mãe pra nós tentarmos salvá-la através do sangue umbilical do bebê”, diz. “Então você me procurou naquela madrugada, não pelo desejo de estar comigo, não por amor a mim...”, afirma ele, possesso. “Por amor à nossa filha. Foi a minha última tentativa de tentar salvar a Camila”, explica. Desorientado, Pedro se aproxima de Helena e a pega pelos dois braços. Ele a indaga sobre o motivo dela não ter lhe contado nada antes daquela noite.

A empresária explica que podia não engravidar, aí não precisaria falar nada. “Se eu tive que agir assim, foi novamente por amor à minha filha. E eu queria que você me perdoasse, porque eu usei você”, admite. Pedro fala que pensava que tinha sido por amor. “Foi por amor, mas não por você, foi por amor à nossa filha”, repete ela. Pedro vai em direção à porta. “Você é daquelas que se desculpa de um erro, cometendo outro. Mentem para encobrir uma mentira. Você é capaz de tudo”, fala. “Sou, pelos meus filhos”, afirma ela. “Se comportou como uma prostituta”, acusa o administrador. “Já fiz pior, quando os dois eram pequenos, sem trabalho, sem homem, já fiz de tudo por amor a eles, e não há limite pelo o que ainda eu posso fazer”, garante ela. Pedro se desvencilha dela e sai, indignado, batendo a porta.

Laços de Família: Helena descobre que está grávida de Pedro, e ele a flagra comemorando

Laços de Família: Helena rompe com Miguel após transar com Pedro