Laços de Família: Capitu confirma à Ema e a Paschoal que é prostituta

O casal chora, doído, e a jovem avisa que sairá de casa e aceitará viver com Orlando


21 de janeiro de 2021 00h13

Foto: Reprodução Globo/Montagem

O mundo de Capitu (Giovanna Antonelli) parece ter acabado após a humilhação sofrida por ela na festa do casamento de Camila (Carolina Dieckmann) e Edu (Reynaldo Gianecchini) quando Clara (Regiane Alves) revelou a todos que ela é garota de programa. Os pais da jovem, Ema (Walderez de Barros) e Paschoal (Leonardo Villar), ficaram desolados com a descoberta. Atônita e desorientada, Capitu passou a noite na casa de Miguel (Tony Ramos), tendo o apoio do próprio e de Ciça (Júlia Feldens) e de Paulo (Flávio Silvino). Fred (Luigi Baricelli) e Helena (Vera Fischer) também aparecem lá e falam que ela precisa ter coragem e procurar os pais. E é isso que a jovem faz. Ao abrir a porta do apartamento, logo dá de cara com Ema e Paschoal, que a olham, doídos. O revisor diz que eles precisam conversar.

Paschoal conta que ele e Ema conversaram a noite toda tentando encontrar uma resposta para tudo aquilo que ouviram. “Eu quero te fazer uma pergunta, Capitu, talvez a pergunta que tivesse faltado durante todo esse tempo. É verdade, filha?”, indaga. Ema intervém e diz que comentou com Paschoal que Clara pode ter inventado tudo isso. “Diz que ela inventou tudo, nós vamos acreditar em você”, fala ela. Paschoal pergunta novamente se é verdade. Num murmúrio, a jovem diz que é verdade. Ema pede para a filha repetir, olhando para ela. E Capitu fala novamente que é verdade. Ema chora, assim como Paschoal. Muito emocionada, a jovem tenta falar. “Mas eu que queria que vocês soubessem que as coisas não são do jeito que vocês pensam. Na verdade, eu fiz alguns programas, mas não foram tantos”, afirma.

Paschoal se levanta e explode. “Chega de mentiras! Não tente nos poupar, não tente nos enganar mais... Nós permitimos também que você mentisse. No fundo, no fundo, eu desconfiava mas não tinha coragem de encarar os fatos de frente. A gente fingia que acreditava, a culpa foi nossa também ”, fala ele. Ema diz que não irá permitir que Paschoal ou ela se culpem. “Nós não somos responsáveis por isso. Nós demos para você tudo o que uma mãe e um pai podem dar”. Capitu afirma que jamais culparia os pais. “Se eu optei por esse caminho foi uma decisão minha e eu assumo toda a responsabilidade por isso”, garante.  A jovem chora e encara os pais. “Eu só queria que vocês me perdoassem por magoar tanto vocês”, pede. Paschoal pergunta se ela pode imaginar o que eles estão sentindo. “Eu não quero que vocês me entendam, eu só quero que vocês me perdoem”, insiste ela.

Paschoal olha para a filha, muito mexido. “Não existe perdão, Capitu. Não estamos aqui para perdoar ou condenar. Em certos momentos da vida da gente o perdão dos outros não é suficiente. Às vezes, nós que temos que nos perdoar, o que talvez seja o mais difícil. E isso ninguém pode fazer por você”, afirma. Capitu se desespera. “O que é que vocês querem que eu faça, corte os pulsos, me jogue da ponte? Pronto, agora vocês já sabem toda a verdade, o que vocês querem que eu faça? Vocês acham que eu fazia por prazer? Que eu sentia vontade de ir pra cama com os homens em troca de dinheiro? Dinheiro que eu ganhava para cuidar do meu filho, pagar a minha faculdade e as contas da casa”, grita. Paschoal grita. “Nada disso justifica essa sujeirada toda”.

Ela diz saber que não justifica, mas que foi a única porta que se abriu. “Eu não matei ninguém. Se eu causei algum mal foi a mim mesma”, constata. Capitu conta que tentou poupar os pais. “Cada vez que eu saia e tinha que mentir pra vocês, isso me matava por dentro”, diz. A jovem se desculpa por todo o mal, vergonha e decepção que causou a eles. “Mas eu não vou causar mais, vocês não merecem. Eu vou embora dessa casa. A única maneira que eu tenho de proteger vocês é indo embora”, fala. Ema e Paschoal sentem e não aceitam. “Eu não quero mais causar problema e vergonha para vocês. É o melhor que eu tenho a fazer”, diz. Paschoal afirma que ela tem que sair dessa vida. “Eu não tô mais fazendo programa, pai”, conta. E diz que Orlando (Henri Pagnoncelli) está se separando e quer se casar e dar o mundo a ela. “Eu vou aceitar”, afirma. Paschoal fica desolado.

Laços de Família: Íris, de sutiã, provoca Pedro e leva tapa na cara

Laços de Família: Clara revela em pleno casamento de Camila que Capitu é garota de programa