Império: José Alfredo marca encontro e confronta o suposto “Fabrício Melgaço”

Após deixar a prisão, o comendador coloca o “fiel” advogado contra a parede


19 de setembro de 2021 00h23

Foto: Reprodução Globo/Montagem

Nos próximos capítulos de Império, José Alfredo (Alexandre Nero) ficará frente a frente com o suposto “Fabrício Melgaço”. É que enquanto estava no presídio, ele recebeu um bilhete em que dizia que se quisesse saber quem era o tal homem, ligasse para o número que estava ali escrito. Quando conseguiu fazer uma ligação, quem atendeu do outro lado foi nada mais, nada menos do que o seu fiel advogado Merival (Roberto Pirillo).

E após o almoço de recepção da família em seu apartamento, o comendador marca um encontro com Merival na Império. Assim que entra na sua sala, o advogado já está lá sentado. “Bom que você foi pontual porque a nossa conversa vai ser longa”, diz o empresário. “É mesmo? E o que o comendador tem a me dizer, já que estivemos juntos boa parte do dia?”, quer saber Merival.

Foto: Reprodução Globo

JOSÉ ALFREDO ENCARA MERIVAL E PERGUNTA QUAIS OS PRÓXIMOS PLANOS DELE: “OU EU DEVO LHE CHAMAR DE FABRÍCIO MELGAÇO?”

Ze Alfredo o encara. “Quero saber quais são os seus planos a partir de agora, Merival? Ou será que eu devo lhe chamar de Fabrício Melgaço?”. O advogado fica sério e diz não ter entendido. “Quem é Fabrício Melgaço e por que eu devo ser chamado assim?”. Zé diz para ele não se fazer de desentendido. “Você sabe muito bem que Fabrício Melgaço é quem quer me derrubar,  roubou todas as minhas contas na Suíça e mandou me matar duas vezes”. Merival parece mesmo surpreso. “E você acha...”. Mas Zé o corta. “Eu não acho, tenho certeza, porque alguém já botou o teu nome na pedra e já dedurou”.

Merival indaga quem falou isso. “Recebi um bilhete anônimo lá na cadeia”, conta Zé. Merival fica bravo. “E por causa de um bilhete, você me acusa. Eu sou seu advogado, fiz de tudo para te tirar da cadeia, estou com você há mais de 20 anos”. O empresário lembra que ele já o traiu uma vez, quando Marta (Lilia Cabral) tentou derrubá-lo da presidência. “Ela me usou”, rebate. José Alfredo diz que agora ele resolveu conspirar, sozinho, junto com Maurílio (Carmo Dalla Vecchia).

Foto: Reprodução Globo

O comendador fala que Merival tinha como saber suas senhas na Suíça. “Confessa logo!”, grita. Merival também se levanta. “Eu posso confessar... Que fui apaixonado pela Marta sim. Mas eu sempre te respeitei, nunca avancei o sinal e ela nunca me deu a menor chance. Ela ama você até hoje”. Zé quer saber sobre Maurílio. “De que buraco você tirou esse traste? O gigolô que você plantou aqui na empresa para me despistar”, quer saber Zé. Nesse momento, o próprio Maurílio se diverte com a história toda, já que colocou uma câmera na sala da presidência.

Merival afirma que conheceu Maurílio na casa de Zé e só se aproximou dele depois da “morte” do comendador. “Veja bem, não sou esse Fabrício sei lá o quê... Se eu estivesse conspirando contra você seria mais fácil eu te deixar apodrecendo na prisão, enquanto eu fugia com o teu dinheiro e a tua mulher”. Mas Zé rebate dizendo que ele ia sair um dia da cadeia e Merival sabe que ele é carne de pescoço. “Vou achar esse traidor e pegar tudo de volta. Você não me queria na cadeia, me queria morto. E aqui fora, depois que Maurílio falhou, fica mais fácil”.

Foto: Reprodução Globo

O advogado perde a paciência. “Pela última vez, não sou essa criatura do mal de quem você está falando”. Zé diz que ele terá que provar. “Posso fazer melhor... Podia até te processar por conta dessas acusações, mas não vou fazer isso, porque sei que o desespero tomou conta de você e você está me acusando. Não se preocupe, nunca mais chego perto de você, nem da sua família, nem da sua empresa. Não sou mais o seu advogado”, afirma ele, que sai. Depois, em conversa com Josué (Roberto Birindelli), Zé Alfredo admite que Merival parecia falar a verdade.  “Senão, é um grande ator”.