Gênesis: Raquel morre após o parto do seu segundo filho com Jacó

A tristeza toma conta do acampamento e o bebê é batizado pelo pai como Benjamin


25 de agosto de 2021 00h10

Foto: Montagem/Reprodução Instagram e Blad Meneghel/Record TV

Depois de uma passagem de tempo, Raquel (Gisele Tigre) está grávida de 9 meses, à espera de seu segundo filho com Jacó (Petrônio Gontijo), em Gênesis. Ela está deitada na cama, quando começa a sentir fortes dores. Com muito esforço, consegue se levantar e toma um susto quando vê uma mancha de sangue. Ela grita por Bila (Patrícia França). Mas Zilpa (Karina Barum), que está entrando com José, se preocupa, principalmente por ver sangue, e corre até ela.

Zilpa pede para José avisar Jacó. “Tem alguma coisa errada, Zilpa. Eu não senti tanta dor tão rápido no parto do José”, diz Raquel. A serva pede para ela ficar calma. “Vai dar tudo certo. Seu filho vai nascer. É momento de alegria”, diz Zilpa, tirando um sorrindo de Raquel em meio a tanta dor. Enquanto Jacó está organizando a tenda com Lia (Ingra Liberato), José chega, esbaforido. “Pai, pai! O bebê vai nascer!”. Jacó e Lia se iluminam com a notícia.

RAQUEL SE DESESPERA DURANTE PARTO: “EU NÃO AGUENTO MAIS... O QUE TÁ ACONTECENDO, LIA? POR QUE O MEU BEBÊ NÃO NASCE?”

Jacó fica do lado de fora com José. Na tenda, Raquel sua muito e faz muita força. Lia e Zilpa percebem que há algo errado e se olham, preocupadas. Mesmo assim, disfarçam, e continuam encorajando Raquel. Já quase sem forças, Raquel chora. “Eu não aguento mais... O que tá acontecendo, Lia? Por que o meu bebê não nasce?”. Lia tenta tranquilizar a irmã e pede para ela fazer força só mais uma vez. “Eu não consigo... eu tô com medo...”. Lia diz que ela consegue. “Não fica com medo, Raquel. Você conseguiu dar à luz a um. Vai conseguir com esse também. Agora, vamos. Força”, encoraja Zilpa.

Raquel usa suas últimas forças, até que se ouve o choro de bebê. Lia e Zilpa sorriem, felizes. Zilpa mostra a criança para Raquel e diz que é um menino. Raquel sorri, quase desfalecendo. “Viu? Você conseguiu”, fala Lia. Mas nesse momento, ela percebe o estado da irmã. “Raquel! Olha pra mim! Fica acordada”. Raquel olha para Lia, no limite de suas forças. “O nome dele vai ser Benoni...”, fala ela, que desfalece.

JACÓ SE DESESPERA E DÁ UM GRITO DE DOR AO VER A AMADA MORTA. ELE BATIZA O FILHO DE BENJAMIN

Lia grita e sacode a irmã, apavorada, para ela acordar. “Raquel! Raquel! Por favor, minha irmã...”, diz, aos prantos, até que percebe que Raquel está morta e solta um grito de dor. Zilpa está em choque com o bebê no colo. Nisso, Jacó surge com José e pergunta o que houve. “O que tá acontecendo, pai?”, quer saber José, ao ver Lia chorando sobre Raquel. Diná (Giovanna Coimbra) surge ali e ampara José. Jacó se aproxima da amada, faz um carinho nela, incrédulo. Jacó começa a chorar, debruçado na esposa e solta um grito doído, que todo o acampamento ouve.

Horas depois, Jácó prepara a sepultura de Raquel. Lia se aproxima com o bebê recém-nascido nos braços. “Nem um sepultamento digno eu pude dar pra ela...”, fala Jacó, já que estão na estrada. “O nome do menino vai ser mesmo Benoni?”, pergunta Lia. Jacó olha para a criança. “Não... Não vou deixar meu filho ter um nome que significa aflição... Tadinho... Mal nasceu e já ficou sem a mãe... Mas o papai vai cuidar de você. O seu nome vai ser Benjamin”, afirma ele, com o filho nos braços.