Gênesis: José prospera, vira assistente de Potifar, mas tem que fugir do assédio sexual de sua “senhora”, Neferíades

De escravo, o rapaz se torna braço direito até nas finanças do chefe da guarda do palácio


13 de setembro de 2021

Foto: Reprodução RecordTV/Blad Meneghel/Montagem

Nos próximos capítulos de Gênesis, depois de muito sofrimento, José (Juliano Laham) começará a ter dias mais tranquilos após ser vendido como escravo para Potifar (Val Perré). Para surpreender a amada, Neferíades (Dandara Albuquerque), o chefe da guarda do Palácio decide comprar o rapaz após perceber que ele parece ser diferenciado, por saber ler, escrever e fazer conta. Mas os primeiros dias na casa de Potifar, não serão fáceis, tudo por conta da implicância de Neferíades.

Depois de ver que José pouco entende de trabalhos do mésticos, a senhora avisa que fará alguns testes com ele e outros escravos recém-chegados para ver se decidirá devolvê-los. José está certo que será devolvido. Mas quando Neferíades pede para ele transformar o quarto dela de uma forma que a surpreenda, o rapaz se esforça muito. O problema é que a “madame” não gosta de nenhuma das decorações. Ela faz José e os outros homens repetirem umas 10 vezes o trabalho.

JOSÉ CONFESSA A SUA “SENHORA” QUE NUNCA ESTEVE A SÓS COM UMA MULHER

Quando Neferíades vai dormir, José está cabisbaixo. Ele pede a ajuda da serva Kéfera (Luana Camaleão) e começa a ter ideias diferentes para a decoração. Resultado, no dia seguinte, a sua senhora fica boquiaberta com as transformações feitas. Tanto que ela pede para ele fazer o mesmo na sala, nos outros quartos, na piscina, nos jardins. A cada dia, José vai surpreendendo os novos senhores. Até que Neferíades pede para ele organizar uma grande festa em que receberá autoridades. Desafiado, José consegue armar tudo impecavelmente.

Até o dia em que Potifar o surpreende dizendo estar impressionado com as mudanças que ele fez na casa. “Quero que seja meu assistente pessoal e que fique responsável por tudo aqui. Minhas finanças, a administração da casa, do campo, do trabalho dos servos, tudo”, fala. José fica feliz com a confiança. “O senhor quer paz para aproveitar a sua casa”. O servo ganha até um quarto, roupas. Mas o que ele não esperava era ter que lidar com o assédio sexual de sua senhora, Neferíades.

Certo dia, após ele voltar de uma caminhada à noite nas ruas da cidade com o amigo Abumani (Dudu de Oliveira), é surpreendido com a presença dela na área dos servos. “Você não tem medo dos perigos da noite? É o momento em que estamos desprotegidos pelos deuses”, fala. José explica que o Deus em quem ele crê o protege em todos os momentos. Mas Neferíades o confronta. “Diga a verdade, José. Você foi atrás de mulheres, não foi?”. O rapaz garante que não.

A senhora se aproxima dele. “Não seria um problema se é isso que você estava fazendo, afinal, você é homem, tem suas necessidades”, fala. Ele repete que não fez nada disso. Neferíades sorri, sensual, dizendo, então, que ele traz moças na sua casa. “Não! Eu não cometeria esse desrespeito com a casa da senhora e do senhor Potifar”. De tanto ela insistir e até ameaçar contar a Potifar, ele afirma que não é costume de seu povo estar com mulheres antes do casamento. “Nunca? Muito bem, eu acredito”, diz ela.

José pede licença e sai, nervoso. Ela o observa e se abana com o leque. Momentos depois, Neferíades está na sala, quando José surge e diz que ficou com aquela conversa da noite anterior na cabeça. “Ah José, porque é no mínimo curioso que um rapaz da sua idade...”, fala. Nisso, José se aproxima dela. “Então a senhora tava curiosa... Só isso? Nada mais?”. Neferíades fica envolvida e aproxima seu rosto do dele. “É isso que você quer?”, pergunta ela.

José faz que sim. Mas quando Neferíades vai beijá-lo, ela acorda, ofegante. Tudo não passou de um sonho, para sua decepção. A senhora vê que Potifar está num sono profundo e se levanta. Como agora José tem um quarto só seu, ela vai até lá e o vê deitado. Neferíades fica ali, observando-o, por um tempo, conflitada se se aproxima ou não. E decide por não e sai, após respirar fundo.