Gênesis: Jacó revela seu segredo à Raquel e fica dilacerado com reação da esposa

O rapaz está prestes a retornar para a terra dos pais com suas duas mulheres, servos e filhos


14 de agosto de 2021 00h08

Foto: Reprodução Record TV/Montagem

Mais uma vez, Jacó (Miguel Coelho) se decepcionará com Raquel (Thaís Melchior), e muito, em Gênesis. Prestes a partir de Padã-Arã com a família, ele pede para conversar com a esposa e revela o seu grande segredo do passado e o real motivo para ele ainda não ter retornado à Canaã, terra de seus pais: ter sido ameaçado de morte pelo irmão, Esaú (Cirillo Luna), após “roubar” a progenitura dele. Mas, mais uma vez, Jacó se decepcionará com a ambição exacerbada de sua mulher e mais ainda com as palavras duras ditas por ela.

Assim que Jacó acaba de contar toda a história, ela se levanta, passada. “O quê? Então todo esse tempo você mentiu pra mim?”. Ele ponder que não mentiu, só não lhe contou. “E agora você quer levar a mim e a José pra morte? É isso?”. Jacó tenta acalmar a esposa, mas ele o interrompe. “Jacó, você tem ou não tem herança na casa dos seus pais?”. O rapaz fala que não sabe, mas que provavelmente não, porque Esaú deve ter ficado com tudo. Raquel se irrita ainda mais. “Mas você tem algo que prove que as terras do seu pai são suas, não é?”.

RAQUEL DEIXA JACÓ DILACERADO: “COMO PUDE ME CASAR COM UM HOMEM COMO VOCÊ? EU SABIA DESDE O INÍCIO QUE ERA UM DERROTADO. SÓ NÃO IMAGINAVA QUE FOSSE MENTIROSO”

Jacó se aproxima dela e diz que, como tem a benção da progenitura, a terra é dele. Raquel que saber se ele tem como provar que pertencem a ele. “Eu não preciso de nada disso. Deus prometeu. Essa é a nossa garantia”. Nessa hora, ela perde a compostura. “Quer dizer então que você tá levando a gente ou pra morrer pela espada do seu irmão ou pra viver na pobreza?”. Jacó olha para a esposa, incrédulo, até porque agora ele é o homem dono do maior rebanho de Padã-Arão. “Olha tudo que Deus nos deu!”, diz ele.

Mas a moça fala que nada disso interesse, se ele não tiver as riquezas do pai dele. Jacó se desculpa e fala que terá que se contentar com as riquezas que eles já têm. “Como você pôde ter sido tão burro!”, diz ela, deixando Jacó em choque. Mas ela parece fora de si. “Como eu pude me casar com um homem como você? Eu sabia, eu sabia desde o início que você era um derrotado! Eu só não imaginava que você era um mentiroso!”. O rapaz a segura pelo braço, tentando conter a sua raiva. “Raquel, eu vou te dar uma chance de voltar atrás nas suas palavras...”.

JACÓ FICA EM CHOQUE COM PALAVRAS DURAS DE RAQUEL, COMO SE PELA PRIMEIRA VEZ VISSE QUEM REALMENTE ELA É

Raquel pede para ele largá-la e diz que não voltará atrás. E fala que ele sempre a desaponta, até porque poderia ter se casado com os mais nobres de Padã-Arã. “Mas eu me entreguei pra você! E em troca de quê?”. Jacó parece não acreditar no que ouve e diz que sempre fez tudo por ela. “Eu merecia mais que você. Certo foi o seu irmão de te escorraçar de Canaã e tirar tudo o que é seu, porque você é um fraco. Quem dera ele tivesse vindo no seu lugar e eu me casado com ele”. Jacó se aproxima novamente dela, a segura pelo braço, mas quando vai dizer algo, se detém.

Jacó a olha, desapontado, dilacerado, querendo que ela volte atrás no que disse, mas Raquel continua dura e desafiadora. “Você me ama, Raquel?”, pergunta. Ela dá um sorrisinho debochado, superior. “Tá vendo como você é fraco? Eu te digo isso tudo e você ainda quer saber se eu te amo”. Jacó a solta, como se tivesse levado um choque.  É como se pela primeira vez ele visse quem ela realmente é. Ela vai saindo da tenda, até que para. “Arruma tudo. A gente parte amanhã cedo”, avisa ele, que sai. Ela nem o olha direito.