Gênesis: Jacó passa a se chamar Israel e tem uma surpresa no reencontro com Esaú

No caminho para Canãa, ele “luta” com Deus e ouve mensagem emocionante


16 de agosto de 2021 00h16

Foto: Blad Meneghel/Record TV

A viagem de Jacó (Miguel Coelho) com a família, servos e todo o rebanho em direção à Canaã terá momentos de tensão, mas também de surpresa, amor e redenção, em Gênesis. Após um acordo com Labão (Heitor Martinez), ele já está no meio do caminho em direção às terras de seus pais. Jacó manda Jasper (Maurício Mattar) e alguns homens à terra de Seir avisar Esaú (Cirillo Luna) de sua chegada. Na mensagem, ele fala um pouco do que passou, dos bens adquiridos e pede para ser aceito como seu “servo”.

Mas a resposta do irmão o assusta: está vindo encontrá-lo, com 400 homens. Desesperado, já prevendo uma tragédia, Jacó ordena que eles se organizem em grupos para atravessar as águas rasas do Vau de Jaboque e fugir. Assim que todos passam, Jacó fica sozinho do outro lado. No local, já está tudo escuro e venta muito. Jacó está tão aflito, que em certo momento começa a suar, apesar do frio. Com medo e muito angustiado, ele começa a chorar. Até que percebe a presença de alguém. “Esaú...”, diz ele.

JESUS A JACÓ: “A PARTIR DE HOJE, NÃO SOMENTE VOCÊ TEM A MINHA BENÇÃO, MAS SE TORNOU A PRÓPRIA BENÇÃO”

Jacó se levanta, com medo, e pergunta quem está ali. “Me responde. Você foi enviado pra me livrar da fúria do meu irmão?”. Mas o homem vira as costas e segue caminhando. Jacó vai atrás, implorando por ajuda. O homem se vira para ele e remove a capa da cabeça, revelando o rosto: É Jesus. Jacó fica em choque, mas o vê saindo. Desesperado, ele o segura por trás, mas Ele se desvencilha. Jacó não desiste, até que eles ficam horas nessa “luta”. Já quase sem forças, ao tentar segurar Ele novamente, Jesus toca na coxa de Jacó, deslocando o quadril dele, que grita de dor.

Ao perceber que foi derrotado, Jacó se senta, com os olhos marejados. Intrigado, antes de sair, Jesus quer saber qual o nome dele. “Jacó... Eu sou Jacó...”. Até que Jesus toca em seu ombro: “Não, você não vai mais se chamar Jacó e sim Israel”. Ele estende a mão para ajudar o rapaz a levantar. “Porque você lutou com Deus e com os homens e prevaleceu”. Antes de sair, Ele se aproxima de Jacó e coloca uma das mãos na cabeça dele. “A partir de hoje não somente você tem a Minha benção, mas se tornou a própria benção”. Assim que retira a mão da cabeça de Jacó, Ele desaparece. “Eu vi a Deus face a face e a minha alma foi salva”, fala Jacó, a si, ainda atônito.

A REDENÇÃO EMOCIONADA DE ESAÚ DIANTE DE JACÓ: “TÔ FELIZ DE TE VER. DE VERDADE”

Emocionado, Jacó pega o cajado e sai dali, mancando. Já novamente com seu grupo, ele ouve passos de milhares de homens se aproximando. Atrás, Esaú, forte e imponente, montado a cavalo, e que logo toma a frente da multidão. Jacó pede que Jasper divida todos do acampamento em grupos, sendo servos na frente e, por último, Raquel (Thaís Melchior) e José. Em certo momento, Jacó olha somente para Esaú, que o olha de volta com expressão indecifrável. Esaú dá sinal para a tropa parar e desce do cavalo, em direção ao irmão. Jacó dá alguns passos e se inclina ao chão diante de Esaú, em sinal de humildade. Ele se levanta e depois repete o gesto mais cinco vezes.

Os olhos de Jacó estão cheios de lágrimas. E, para a surpresa dele, Esaú também o olhar, emocionado. “Meu irmão...”, diz Esaú, que vai até Jacó e o abraça forte. Os dois choram. “Eu não acredito que você tá aqui...”, diz Esaú. Jacó nem consegue responder, tamanha a emoção. Instantes depois, eles tentam se recompor. “Poxa Jacó, não lembrava que você era tão chorão”, brinca Esaú. “E eu não lembro de você chorando nunca”, ri Jacó. Esaú olha novamente para o irmão, segura a sua nuca e o beija. “Tô tão feliz de te ver. De verdade”, afirma. Jacó apresenta a sua imensa família. Os irmãos choram e riem ao falarem das famílias que formaram. E marcam de se encontrar em Canaã, agora em paz.