Gênesis: Faraó do Egito se encanta pela beleza de Sarai e deixa Abrão tenso

Amenemhat III convida a bela mulher a se hospedar no palácio


09 de abril de 2021 00h10

Foto: Edu Moraes/Record TV/Montagem

A chegada da caravana de Abrão (Zé Carlos Machado) ao Egito será de um turbilhão de emoções para ele, em Gênesis. Primeiro, ele e seu grupo só conseguem passar pela triagem com a ajuda do general Anziety, o mesmo que esteve no casamento de Ló (Emílio Orciollo Netto) e Ayla (Elisa Pinheiro). Ele os leva até o Faraó do Egito que, ao saber que Abrão é filho de Terá (Julio Braga), acaba permitindo a entrada. Mas a calmaria termina quando Anziety retorna até o acampamento. A ideia do general é limpar a sua barra que está feia com o Faraó, após ele ter perdido impostos, mercadorias e homens numa tempestade de areia no deserto. E como ele sabe que o humor de Amenemhat (André Ramiro) não anda nada bom por conta de que suas duas esposas, Aat (Pérola Faria) e Khen (Bianka Fernandes), estão grávidas de 8 meses, ele tem uma ideia.

Anziety lembra que no casamento de Ló conheceu uma mulher de uma beleza singular e vai até o acampamento de Abraão. “Não me leve a mal, mas vim perguntar sobre uma mulher que conheci na festa de casamento do seu sobrinho, antes daquele incidente”, fala. Abrão não esconde a tensão. “Que mulher?”, pergunta. “A mais linda de todas. Lembro que era da família de Terá, mas não me recordo o nome dela”, diz o general. Sarai (Adriana Garambone), que está ali próximo com Lúcifer (Igor Rickli), que usa outra identidade, não entende o que está acontecendo. “Logo vamos saber”, fala o malvado, que logo começa a agir. Ele se afasta um pouco e fala com os seus demônios. Nisso, bate, de repente, um vento forte que arranca o véu de Sarai. “É ela!”, aponta Anziety ao vê-la. “Estava a sua procura... Quem é você?”, indaga ele, fascinado. “Sarai... Filha de Terá”, adianta ela. “Ela é a minha irmã, general”, emenda Abrão, concordando com a mentira da esposa.

Pouco depois, Anziety convence o Faraó de que ele não se arrependerá de conhecer a moça. E ele pede para trazê-la ao palácio. Na tenda, Abrão e Sarai se olham, preocupados. Ele disfarça o seu temor, tentando poupar a amada. Ela se desculpa pelo véu ter voado. Ele diz que é para ela ficar calma. “Abrão... você viu como aquele general me olhou...”, fala. Ele pega a mão de Sarai e a olha profundamente. “Deus está olhando por nós. Confia. Ele não vai permitir que a tomem de mim, entendeu?”, afirma. Até que, em seguida, avisam que Anziety está de volta e gostariam que eles o acompanhassem ao palácio. Ao chegarem lá, Amenemhat está entre suas duas esposas. Abrão se diz lisonjeado de ser chamado pelo faraó. “É que fiquei muito curioso... Quando me falaram sobre a beleza da filha do governador de Harã”, diz o poderoso homem.

Ele olha para Sarai, que abaixa a cabeça, nervosa. Logo, pede para ela se aproximar. Ele pede para ela tirar o véu. “Mostre sua beleza pro senhor do Egito. É só o que peço”, fala. Ela tira o véu, enquanto vemos Abrão tenso. “Uma flor rara merece ser protegida. Não acha, Abrão?”, diz o faraó. “Dou minha vida por ela”, responde ele, nervoso. Amenemhat surpreende a todos. “Que irmão dedicado. Permita que eu alivie esse fardo. Sarai fica hospedada no palácio. Não posso dar abrigo a todos, mas receber a filha de Terá não custa nada. Pelo contrário, será um prazer”, afirma.

Sarai gela. Ela olha Abrão, que tenta argumentar. “Fico lisonjeado com sua generosidade, faraó... Mas acho que não há necessidade da Sarai...”, diz. Mas o todo poderoso do Egito está irredutível. “Ela fica!!!”, diz ele, firme, deixando um ambiente tenso. “Como nossa convidada, é claro. Fique tranquilo. Não vou roubar sua irmã. Nem a tomaria como esposa sem sua permissão. Quero apenas que fique protegida enquanto sua caravana permanece nas minhas terras”, avisa. Abrão não consegue nem falar nada. E o faraó quer saber se encara o silêncio dele como afronta. Sarai é quem salva o marido. “Absolutamente, grande faraó! Meu irmão e eu estamos imensamente gratos com sua hospitalidade”, diz.