Gênesis: Esaú expõe filho de forma cruel para provar coragem e força e descobre esposa assassina

O filho de Isaque acaba tendo que matar um homem para salvar a vida de Elifaz


23 de julho de 2021 01h15

Foto: Reprodução Record TV/Montagem

Esaú (Cirillo Luna) acha que tudo se resolve na força, em Gênesis. Tanto que quando seus filhos, Elifaz (Thales Miranda), com Basemate (Paula Jube), e Reuel (Enzo Bastos), com Maalatte (Lidi Lisboa), estão com 7 anos, ele faz ambos duelarem para mostrar que estão prontos para caçar e lutar. Como Reuel tem aulas de luta com o servo egípcio da mãe, o garoto sempre se dá melhor nas disputas com o irmão que não leva muito jeito. Assim, Esaú toma uma decisão: “Vou dar uma chance pra ele mostrar seu valor!”, diz.

Basemate e Judite (Juliana Lohmann) se olham censurando, preocupadas. E Esaú encara o filho. “Ainda não posso dizer qual é o lugar, mas você vai ter que sobreviver um dia e uma noite na montanha ou no deserto. Sozinho!”. Judite e Basemate ficam em choque, e Elifaz, espantado. “Por favor, Esaú! Não coloca nosso filho em perigo!”. O fortão fala que ela e Judite mimam muito o menino. “E fique tranquilo. Depois que passar no teste, vai mostrar que é muito melhor do que o Reuel!”, diz ele, ao filho.

ELIFAZ PASSA FRIO E FOME SOZINHO NAS MONTANHAS E TEM MUITO MEDO AO OUVIR UIVO DE LOBO

Nesse momento, Maalate chega. Pra variar, ela troca alfinetadas com Basemate e Judite e diz que Elifaz precisa mesmo disso, porque está muito fraquinho. “Nada melhor do que jogar Elifaz no fogo pra ver as habilidades que puxou de mim florescerem”, afirma Esaú. “Ou virarem cinzas de vez...”, fala Maalate, irônica. Esaú pede para o filho arrumar as coisas que eles sairão em seguida. O rapaz pede que ninguém mais do acampamento saiba, nem seu pai, Isaque (Henri Pagnoncelli). Tremendo de medo, Elifaz assente para o que o pai fala.

Momentos depois, Elifaz já está sozinho, sentando no chão, meio meio a montanhas, com uma lamparina nas mãos e seu arco e flecha infantil pendurado nas suas costas. O garoto está com muito frio e medo. Sua água e comida já acabaram também. Nesse momento, ele escuta um uivo de lobos, pega a lamparina e olha ao redor, apavorado. A câmera vai mostrar uma pessoa misteriosa andando ali perto do menino, entre arbustos. A mão dessa pessoa arma o arco e estica a flecha, mirando em Elifaz.

ESAÚ MATA SERVO DE MAALATE QUE ESTAVA PRESTES A ATIRAR UMA FLECHA EM ELIFAZ

O menino treme de frio e de medo. A câmera mostra a mira da flecha em sua direção. De repente, ele ouve um grito de dor. A pessoa misteriosa cai no chão. “Quem tá aí?”, pergunte Elifaz, com muito medo. Nisso, o menino vê um vulto se aproximando e se encolhe no chão. “Não faz nada comigo, por favor!”, suplica. O garoto fecha os olhos e é erguido por Esaú, que segura o seu arco e flecha. “Sou eu, filho". O menino abre os olhos, feliz. “Pai! Um lobo ia me atacar!”, conta. Odioso, Esaú fala que não. “Era um animal muito mais perigoso”. Esaú e Elifaz vão até os arbustos e veem o servo egípcio de Maalate morto no chão, com a flecha disparada por Esaú atravessando seu peito.

Elifaz leva um susto ao reconhecer o homem. “Mas é o servo da nojenta, o mentor do Reuel...”, diz o garoto. Esaú mostra-se desnorteado, até porque sabe que poderia ter acontecido uma tragédia. Ele respira fundo e, começa a sentir muito ódio de Maalate. Elifaz não entende nada e quer saber por que o pai atirou no servo. Esaú se aproxima do filho. “Me escuta bem: esse é um segredo nosso. Não pode contar pra ninguém o que aconteceu. Entendeu?”. O garoto fica confuso, prestes a chorar, mas assente. E eles seguem para o acampamento. Mais tarde, Esaú descontará todo o seu ódio em Maalate, praticamente espancando-a, afinal, foi a mandante para assassinar Elifaz.