Flor do Caribe: Ester descobre sala secreta dos Albuquerque com a ajuda do “detetive” Samuca

De volta à mansão, ela começa a desvendar podres de Dionísio e Alberto


22 de novembro de 2020 00h25

Foto: Reprodução Globo/Montagem

Durante uma brincadeira, o esperto Samuca (Vitor Figueiredo), sem nem desconfiar, acabará ajudando a mãe, Ester (Grazi Massafera), e o pai, Cassiano (Henri Castelli), a descobrirem provas para acabar com a família Albuquerque. De volta à mansão após um desentendimento com Cassiano, por ciúme de Cristal (Moro Anghileri) e por saudades de Laurinha, Este encontra Samuca no elevador da casa. “Filho, o que tá fazendo aí? Seu avô não gosta que brinquem no elevador”, repreende ela. “Mãe, não fala alto... assim, seremos pegos!”, diz ele, envolvida em sua história. “Desce daí... você vai cair, soldado”, diz Ester, baixinho. Nisso, Samuca conta que precisa encontrar urgentemente uma chave. “Eu preciso alcançar aquela entradinha dali ó, achar a chave e, então, descobrir, a sala secreta deste castelo”, afirma.

Nesse momento, é mostrara a entrada de chave do elevador. Ester olha, desconfiada, e tenta observar. "Nossa, eu nunca tinha visto isso aqui, marujo!”, fala. “Nem eu! Foi a Amaralina que descobriu, capitã”, conta o menino. Ester fica cada vez mais cismada. “Amaralina, é?”, diz. “Ela disse que botando a chave o elevador leva a gente pra sala secreta onde tá o tesouro do pirata Dionisio. Captou?”, afirma o espeto garoto. Ester está muito séria, mas agora sacando tudo. “Captei, marujo... o tesouro do pirata Dionisio...! É realmente surpreendente, marujo Samuca...”, constata. O menino a surpreende. “Tenho certeza que tem muito tesouro embaixo desta casa, capitã Ester”, diz. “Estou começando a acreditar em você...”, afirma ela, que continua olhando para a tal entrada da chave.

Nesse momento, eles ouvem a voz de Guiomar (Claudia Netto). “Ssshh! Estou reconhecendo essa voz, marujo. É a Vovó-cantora. Levantar âncoras... Zarpar!”, fala Ester. Samuca desce da cadeira ajudado pela mãe. “A intrusa não pode nos descobrir!”, diz o menino. E os dois saem dali. Muito desconfiada, Ester questiona depois Guiomar sobre o local, até porque a polícia federal levou três quadros de Dionísio (Sérgio Mamberti), com a acusação de que foram roubados de família judias durante a Guerra. À noite, Ester anda pelo corredor, sem fazer barulho. Ela entra no escritório da mansão e acende um abajur. Nisso, ouve as vozes de Alberto (Igor Rickli) e Dionísio. Agoniada, ela puxa a porta da estante e se esconde na saleta secreta. E fica ouvindo a conversa. “Sim, vovô, então qual é o assunto tão urgente?”, quer saber o ricaço. “O tesouro. O nosso tesouro, Alberto!”, fala Dionísio.

Ali, escondida, Ester reage, querendo ouvir mais detalhes. Alberto afima que o avô está obcecada pelo “tesouro”. O senhora rebate que o neto fala dessa forma por não ter sido ele que arriscou a própria vida. “Arriscar a própria vida, vovô? Não me faça rir. Você enganou aqueles pobres desesperados, ficou com as jóias deles e depois os mandou para um forno”, ironiza o milionário. O senhor lembra que correu grande risco. “Por isso, respeite o meu passado e seus lucros”, diz. Alberto parece meio de saco cheio. “Poupe-me da aula de história porque a segunda guerra mundial já acabou há mais de cinqüenta anos, o senhor nunca foi descoberto e os judeus estão todos por aí, andando livres pelas ruas”, fala.

Ester cada vez mais impressionada com o que ouve. Logo, Alberto pergunta o que avô quer que ele faça com todas as joias, quadros e relíquias de guerra. “Tire do Brasil. Mande tudo de volta para a Europa”, pede. Alberto parece incrédulo. O senhor quer que eu tire tudo daqui de casa, coloque num avião e atravesse o oceano com tudo isso? Ilegalmente?” quer saber. “É Alberto! Quero que faça isso e você vai fazer! Pegue a chave do elevador e retire tudo desta casa amanhã mesmo! Boa noite”, diz o senhor, irritado.  Ester continua ainda impactada com tudo o que ouviu.

Amor Sem Igual: Leandro e Tobias têm o plano perfeito para envenenar e tornar Poderosa assassina

Amor Sem Igual: Maria Antônia dá ajudinha à Poderosa e atrapalha jantar de Miguel com Fabiana