Chocolate com Pimenta: Danilo dá vestido rosa à Ana e faz pedido. “Tira o luto, por mim?”

Reação da viúva assusta, mas o rapaz e dona Mocinha a convencem de que o passado deve ficar para trás


24 de março de 2023 00h15

Foto: Reprodução Globo/Montagem

Por Ana Lígia Amaral

Nos próximos capítulos de Chocolate com Pimenta, Danilo (Murilo Benício) pede para Aninha (Mariana Ximenes) deixar o luto. Depois de pedi-la em casamento, ele chega na mansão com dois presentes para a amada: flores e uma caixa. Os dois seguem até o quarto da dona da fábrica. “Melhor abrir aqui, eu quero ver a sua reação”, diz ele. Ana abre e vê um lindo vestido rosa. “Aninha, eu acho que chegou a hora de você tirar o luto”, fala ele.

A viúva fica séria e abaixa a cabeça, para esconder os olhos cheios de lágrimas. Danilo se ajoelha e fala de forma carinhosa com a amada. “Olha, nós nos amamos, nós vamos nos casar, nós vamos juntos andar sobre o arco-íris. Então, você tira o luto, por mim?”, fala. Como Aninha fica em silêncio, tentando assimilar aquilo tudo, o rapaz se assusta. “Não gostou do meu presente?”. A empresária fala que gostei sim e explica a sua reação. “É que eu sinto uma certa culpa em tirar o luto. Me perdoa”, diz.

Ana garante que não queria mais falar do passado. “Me perdoe, Danilo. Eu sei que isso te machuca”. O rapaz lembra que como já disse a ela, as palavras acabam separam os dois. “Se a gente começar a falar do passado, eu vou começar com as acusações...”, fala. A ricaça concorda e diz que ela também. Danilo tenta convencê-la. “Aninha, eu só quero que você use esse vestido, que você conheça as cores do arco-íris. Não há mal nenhum em deixar o luto”.

Foto: Reprodução Globo

Ele diz que há um momento na vida em que é preciso caminhar para frente. “E nós vamos caminhar juntos, nós nos amamos. E eu quero marcar logo a data do casamento”, fala. Ana esboça um sorriso. “Você tá certo, vamos logo marcar a data”. Em seguida, Danilo desce e diz que Ana está precisando da ajuda de dona Mocinha (Denise Del Vecchio). A viúva mostra o vestido que ganhou. “É lindo! Mas é tão difícil tirar o luto, como se eu tivesse traindo o Ludovico”.

Mocinha fala que isso não tem nada a ver e que antes de falecer, o próprio Ludovico (Ary Fontoura) pediu que ela fosse feliz e se casasse com alguém que amasse e também a amasse muito. Aninha lembra da conversa, e a governanta lhe aconselha. “Às vezes, carregamos a tristeza como um troféu, o luto, a mágoa pela vida toda, como se elas fizessem parte da gente. Pois minha querida, não é assim”.

Foto: Reprodução Globo

Como Danilo havia falado, Mocinha fala que chega um momento na vida em que é preciso deixar o passado para trás e seguir em frente. “E era isso que o Ludovico queria pra você. Então, chega de chorar. Vamos colocar esse vestido lindo, cor de rosa e vamos encomendar outros. Vestidos que serão como espelhos para refletir a sua felicidade”. Ana concorda e se anima. E as duas seguem para fazer compras. A hora de deixar o luto chegou para a alegria também de Tonico (Guilherme Vieira), que se anima com o novo momento da mãe.

Foto: Reprodução Globo