Caio Manhente e o desafio de viver o depressivo Rafa, em Vai na Fé: “Realidade triste, me instigou”

Ator conta como se aprofundou nos estudos sobre a doença e de como a amizade pode ajudar o personagem


31 de janeiro de 2023 00h19

Foto: Globo/Ellen Soares

Por Luciana Marques

Depois de se destacar ainda novo na série Detetives do Prédio Azul e depois em tramas como Malhação: Pro Dia Nascer Feliz e O Sétimo Guardião, Caio Manhente, aos 22 anos, encara um papel bastante complexo em Vai na Fé, trama global das 7. Na elogiada novela de Rosane Svartman, o ator interpreta Rafael, um rapaz que sofre de uma doença que tem acometido milhares de pessoas.

“É um personagem que está passando por uma depressão. Enfim, uma realidade muito triste, mas muito contemporânea, que afeta muita gente no mundo”, constata.

Para dar mais realidade ao novo desafio profissional, Caio fez um laboratório da vida real, coletando depoimentos sobre a doença de Rafael. O resultado da sua dedicação nos bastidores já se reflete no sucesso em cena.

“É muito importante para mim colher muitas informações para tentar mostrar isso da melhor maneira possível, acrescenta o ator, torcendo para que o personagem se cure e encontre um amor”, diz.

Rafa (Caio Manhente). Foto: Globo/Ellen Soares

O que te fez aceitar o convite de fazer Vai na Fé?

Acho que o que mais me instigou foi o texto de Rosane que com certeza é um dos pontos altos dessa novela. Sei que todo mundo vai falar isso, mas tem que ser dito, mesmo. Além de tudo, o Rafa é um personagem muito complexo, que passa por uma depressão. Enfim, uma realidade muito triste, mas muito contemporânea, o mal do século XXI. Eu acho que foi isso que me instigou muito a participar de Vai na Fé, fazer o Rafa. É um grande presente e uma grande responsabilidade também.

O que se deve a depressão do Rafael?

É sempre muito difícil da gente entender de onde vem (a depressão), mas ele é um cara que foge da terapia. Mais complicado para ele entender isso. Eu acho que o grande problema está na relação tóxica que essa família tem entre si. Esses pais que têm um casamento capenga, para não dizer falido. E o Rafa percebe isso, é um cara muito observador. Eu acho que é isso que põe ele nesse estado. Mas eu tenho fé que vai dar tudo certo e o Rafa vai ficar bem, saudável e feliz.

Como foi o laboratório para compor o personagem?

Não queria fazer uma caricatura da depressão. Por isso eu fui estudar, eu li alguns livros, artigos. Encontrei uma professora minha que me deu aula de cinema e psicanálise na faculdade, que é terapeuta e topou me encontrar. Madalena muito obrigada, nossa conversa foi muito importante. E, claro, conversei com pessoas, amigos que passam ou já passaram por isso. Pessoas muito próximas e são muitas pessoas. Isso mostra o problema atual e é muito importante para mim colher muitas informações para tentar mostrar isso da melhor maneira possível.

Quem irá apoiar a situação difícil do personagem?

Não há problema que não há solução. O Rafa, por incrível que pareça, ainda tem amigos dispostos a estarem ali por ele, para ele. Acho que o principal desses amigos é o Fred, que é feito pelo nosso querido Henrique Barreira, vocês vão ver essa amizade nas telas de vocês. Essa amizade vai ser muito importante para o Rafa para ele sair do quarto, sair de casa, ver o mundo e tentar lutar contra essa doença e voltar a ser feliz. E a amizade é tudo na vida, né gente. Para o Rafa, para mim, para vocês... Eu acho que essa novela é muito sobre isso também, vocês vão ver.

Rafael terá um amor?

Ah, sempre, né gente! Novela tem que ter romance, tem que ter amor. Eu não sei ainda, mas eu torço muito para o Rafa encontrar um amor, encontrar uma coisa que mexa com a cabeça dele. Eu já sei que ele vai se apaixonar por um hobby. Esse hobby vai aparecer logo de cara na vida do Rafa, mas eu espero que também apareça uma pessoa que faça ele muito feliz, porque ele merece. Vocês vão ver que ele é bonzinho.

A novela fala de fé. Você é um homem de fé?

Eu não tenho uma religião, mas eu acredito em tudo basicamente. Eu acho que fé, nesse sentido, de ser uma coisa que te empurra, que te leva para frente, que te faz viver, que faz você querer ser uma pessoa melhor. Eu acho que isso é muito importante. Eu tenho isso muito na minha vida, eu acho que a novela vai fazer com que a gente se contagie com essa fé. A gente está precisando tanto nesse país, nesse lugar e é isso. Vamos todos na fé.