Andréia Horta é Lara, o amor de Christian, gêmeo vivido por Cauã Reymond, em Um Lugar ao Sol

No ar em Império como a mimada Maria Clara, atriz festeja personagem correta, de valores inegociáveis


12 de outubro de 2021 00h33

Christian (Cauã Reymond) e Lara (Andréia Horta), na primeira fase da trama. Foto: Globo/Fabio Rocha e João Miguel Júnior/Montagem

Atualmente no ar no horário nobre na reprise de Império como a mimada Maria Clara, Andréia Horta seguirá na faixa das 9, com a estreia de Um Lugar ao Sol. Na trama de Lícia Manzo, com direção artística de Maurício Farias e estreia em novembro, ela dará vida à determinada e íntegra Lara. “Tenho muita alegria de estar com ela neste momento da vida porque a Lara é muito leve, luminosa”, diz.

Na história, Lara, formada em gastronomia, foi criada pela avó Noca (Marieta Severo). “Elas se amam e se bicam”, diverte-se Andréia. Já no primeiro capítulo, Lara conhece Christian (Cauã Reymond) e se encanta pelo rapaz. Logo, os dois vivem uma paixão intensa. Criado num abrigo, em Goiânia, o rapaz se mudou para o Rio com o objetivo de encontrar o irmão gêmeo, do qual foi separado na infância, e criada por uma família rica no Rio.

O amor por Lara até faz o rapaz esquecer por um tempo desse sonho. Mas o destino o coloca frente a frente com o irmão gêmeo, Renato. Só que uma tragédia acontece, e Renato morre logo após esse reencontro. Christian, que teve uma infância humilde, tem aí a chance de viver num mundo totalmente diferente do seu. Assim, ele assume a identidade do irmão e é dado como morto, abrindo mão de Lara, seu grande amor.  

Lara (Andréia Horta). Foto: Globo/Fabio Rocha

Como você definiria a Lara? A Lara ficou órfã ainda criança, quando os pais morreram em um acidente de carro, e foi criada pela avó materna, a Noca, personagem da Marieta Severo. Lara é uma personagem muito bonita, com uma honra e uma integridade muito grandes.

E o que o público pode esperar da relação dela com a avó, Noca? A Lara e a Noca se amam e se bicam muitíssimo, porque a vó é uma perdulária, enquanto a Lara é supercertinha, supercorreta, tem valores inegociáveis. A Noca é uma personagem superousada. A Lara fez Gastronomia, seguindo os passos da avó, que cozinha muito bem. A avó tem essa bandeira de reaproveitamento de alimentos, de não desperdiçar nada, tanto que elas vão virar sócias em um restaurante. Elas se amam profundamente, se aconselham, seguram a onda uma da outra e brigam também. Brigar faz parte do amor.

Como será esse encontro tão forte da Lara com o Christian? No primeiro capítulo, a Lara conhece o Christian e eles se apaixonam. Quando ele é dado como morto e toma o lugar do irmão, ela perde seu grande amor e sofre esse luto. Lentamente, a Lara tenta refazer a vida ao reencontrar um namorado de adolescência, o Mateus, interpretado brilhantemente pelo Danton Mello. Ela, no entanto, nunca esqueceu o Christian, que é o maior amor que ela tinha vivido até então.

E o Ravi (Juan Paiva), como entra na vida dela? A Lara trabalha em um restaurante onde o Ravi também vai trabalhar. Ele fica encantado com aquela mulher, aceita o convite para ao aniversário dela e chama o Christian para ir junto. Só que na festa a Lara e o Christian se conhecem e se apaixonam. Então a Lara conhece o Christian por meio do Ravi. Esse trio acaba tendo uma amizade muito forte.

Maria Clara (Andréia Horta), no ar em Império. Foto: Globo/João Miguel Júnior

Como foi a experiência de gravar a novela durante a pandemia? Eu atuo desde criança, mas sem dúvida que esse momento foi o mais desafiador, por estarmos no meio de uma pandemia. Para retratarmos a relação da Lara e da Noca, por exemplo, que é de amor e de muito carinho, com abraços e beijos, nós ficamos estudando dentro do protocolo o que era o mais seguro. Ao mesmo tempo, atuar ganha outra dimensão. Muitas pessoas ainda estão em casa, o medo ainda está aí, e de repente você entende que precisa sair de casa, tem que atuar, contar histórias, falar das relações humanas, das desigualdades sociais num país como o nosso. Sair de casa com uma personagem tão íntegra, tão incorruptível como a Lara, faz tudo valer.