Amor Perfeito: João surpreende Darlene com confissão após saber que é pai de Clara. “Teria largado tudo”

O religioso diz que atitude dela de guardar segredo sobre filha não foi justo com ela, nem com a menina


06 de junho de 2023 01h31

Foto: Reprodução Globo/Montagem

Por Luciana Marques

Nos próximos capítulos de Amor Perfeito, Frei João (Allan Souza) descobre que é pai de Clara (Vitória Pabst), com seu grande amor do passado, Darlene (Carol Castro), e passa a viver um novo conflito interior. A moça chega em Águas de São Jacinto com a filha após ficar viúva e segue até a Irmandade. Lá, pede para falar com João. O religioso se surpreende ao vê-la ao lado da menina, que é cadeirante.

Mas é quando os dois ficam a sós na igreja, que ela faz a grande revelação de que Clarinha é filha dele. O religioso fica em choque. “Você está dizendo que, quando eu decidi continuar na igreja e rompi com você... Naquele dia você já sabia que estava grávida? Por que não me contou? Por que escondeu isso de mim?”. Darlene o olha, afetuosa, e fala que ele já tinha tomado a sua decisão.

Nesse momento, o religioso confessa que se ela tivesse lhe contado, teria voltado atrás no mesmo instante. “Eu nunca teria deixado você sozinha esperando um filho meu!”. A moça afirma que optou por não falar porque não queria que ele abandonasse a igreja por se sentir obrigado a ampará-la. “Se eu fizesse isso, estaria indo contra o princípio que nós dois defendemos com tanta garra: a liberdade”.

Mas João não aceita. “Isso não foi justo, Darlene! Nem com você, nem com a Clara!”. Ela admite ter sido uma decisão difícil, mas repete que não queria desviar o caminho escolhido por ele. E diz também não ter se sentido prejudicada e que sempre desejou muito a criança. Darlene conta que as duas foram muito felizes até a morte de seu marido, Heitor. Ela conta que João até conheceu, do sindicato.

A moça fala que ele foi um ótimo pai para Clara, mesmo sabendo que não era filha dele. E que a menina sente muito a sua falta. Frei João enxuga uma lágrima. “Eu imagino, ele foi o único pai que ela conheceu”, diz. Darlene percebe o estado de João, não sabe se o abraça... Até que ele se ajoelha e faz sinal para ela fazer o mesmo. Ele fala que irá rezar pela alma de Heitor e agradecer pelo o que fez por ele, por Darlene a por sua filha.