Além da Ilusão: Olívia chama Heloísa de mãe pela primeira vez após choque com revelação sobre Matias

A jovem vê o sofrimento da costureira com novo surto do ex-juiz


02 de julho de 2022 01h22

Foto: Globo/Cadu Pilotto

Por Luciana Marques

Nos próximos capítulos de Além da Ilusão, Olívia (Débora Ozório) chamará Heloísa (Paloma Duarte) de mãe pela primeira vez após revelação de que Matias (Antonio Calloni) é o seu pai biológico. Durante um jantar na casa da costureira, a jovem conta que foi convidada por Violeta (Malu Galli) e Eugênio (Marcello Novaes) a ocupar um cargo na diretoria da fábrica. Mas se mostra preocupada por não ter conhecimento suficiente para o posto. Heloísa diz que ela poderia voltar a estudar e que seria um presente dela para a filha.

Mas Olívia fala que naquele momento o presente que gostaria de ganhar era saber a identidade do seu pai. Heloísa enrola, até que Leônidas (Eriberto Leão) chega, contando que Matias sumiu. A costureira Heloísa logo segue até o quarto e percebe que o seu vestido de noiva desapareceu. “Matias me odeia! Não aceita o nosso casamento, Leônidas. Falou mil vezes que eu estou te roubando dele, que eu não mereço ser feliz!”. O rapaz pede para a amada ficar calma, porque com ou sem vestido, haverá casamento.

Leônidas pede para Olívia não sair de perto da mãe, por temer que, num momento de loucura, ele agrida uma das duas. Ele sai, e Olívia fica confusa. “Dona Heloísa, por que o Leônidas acha que o doutor Matias pode me agredir?”. A costureira não consegue responder, só chora. Depois de encontrar Matias num surto na igreja, Leônidas chega com o ex-juiz, segurando o vestido todo rasgado. Heloísa pega a peça e cai em prantos. Isadora (Larissa Manoela) promete fazer outro vestido para a tia e segue para a fárbica. Heloísa conta para Olívia que Matias a odeia tanto, que se pudesse pegava a tesoura e “picotava” ela.

Assustada, a jovem pergunta o motivo desse ódio todo. A costureira desconversa, dizendo que é uma história antiga, que não vale a pena ser contada. Olívia encara a mãe, diz que ela está muito misteriosa e que tudo o que pergunta, ela não pode saber. “Como quer que a gente tenha uma relação de mãe e filha, com tantos segredos entre nós? Eu só quero te ajudar, mas vejo que não confia em mim”. A costureira se emociona e faz um carinho em sua menina. “A minha Clara. A minha filha tão amada que por culpa dele eu não vi crescer”. Olívia não entende. “Por que por culpa dele?”.

Heloísa abre o jogo e diz que esse é um segredo que carrega há anos. “Você merece a verdade, então, por mais que me doa, eu vou te contar. O Matias me odeia tanto porque... Porque ele é o seu pai”. A jovem fica em choque. Heloísa conta toda a sua história do passado com o ex-juiz. “Depois que eu engravidei, ele ameaçou matar nós duas, se eu contasse a verdade pra alguém”. Olívia fica incrédula. “Isso é... horrível! Sórdido! Que homem mau!”. A jovem diz que agora entende porque Matias saiu gritando quando esteve na casa da família há um tempo.

Heloísa pergunta se agora a filha entende o motivo de ela ter aberto mão dela bebê. “Morri de medo que o monstro tentasse te machucar. E continuo com medo que ele machuque. Matias é capaz de tudo!”. Olívia fala que deve ter sido difícil aguentar isso tudo por tanto tempo. Trêmula, Heloísa pede que a garota guarde segredo. “Só eu, você e o Leônidas sabemos da verdade”. Ela diz temer que Violeta descubra a verdade e nunca mais olhe na sua cara. Olívia a abraça. “Vou guardar segredo. Fica tranquila... Mãe”. Ao ouvir “mãe”, a costureira chora emocionada mais uma vez.