Além da Ilusão: Leônidas compara sapatinhos de bebê e faz revelação à Fátima. “Olívia é filha da Heloísa”

Dona do mercadinho da Vila fica arrasada e se sente traída por Benê  


17 de junho de 2022 03h19

Foto: Reprodução Globo/Montagem

Por Luciana Marques

Nos próximos capítulos de Além da Ilusão, Leônidas (Eriberto Leão) contará à Fátima (Patrícia Pinho) que Olívia (Débora Ozório) é filha biológica de Heloísa (Paloma Duarte). Após saber pelo exame de sangue feito na Vila que Olívia é adotada, ele passa a investigar mais sobre a origem da jovem. E lembra de quando Matias (Antônio Calloni) disse que a filha de Heloísa estava bem próxima dela e do dia em que ele entrou em surto ao encontrar Olívia em sua casa. Outro ponto é que os tipos sanguíneos dele, de Heloísa e de Olívia batem, todos são A positivo.  

Mas a prova que faltava surge durante uma conversa dele com a jovem. Olívia conta que os pais confirmaram que ela foi adotada e mostra um sapatinho de bebê que Fátima guardou do dia em que Benê chegou em casa com ela nos braços. Leônidas fica pasmo, porque a peça é igual a que Heloísa tem de sua menina. Ele não tem mais dúvidas de que desvendou o mistério. O cuidador procura Fátima, mostra os dois sapatinhos e revela que um deles pertence ao bebê perdido de Heloísa. E faz a revelação: “Olívia é a filha biológica de Heloísa”.

Fátima fica atônita. Ela custa a acreditar, fala que sua menina foi dada a Benê por uma jovem numa estrada, que disse não ter condições de criar a filha. Leônidas (Antonio Calloni) diz que não há mais dúvidas e pede à Fátima que conte toda a verdade para Heloísa, numa conversa de “mãe para mãe”. E que se isso não acontecer num determinado prazo, ele mesmo contará. Abalada, Fátima aguarda a chegada de Benê (Cláudio Jaborandy) e o confronta.

O administrador revela a verdade para a esposa. Ele conta em detalhes o que aconteceu naquele dia. “Quando o coronel Afonso me entregou a criança, ele me fez jurar que eu nunca ia contar nada para ninguém”. Ele lembra que a esposa estava fora da cidade, cuidando da mãe doente. E que quando chegou lá com a menina nos braços, seus olhos brilharam de felicidade. Na época, ele inventou que a criança lhe foi dada na estrada, por uma jovem que disse não ter condições de criar a neném.

Fátima ouve a história, arrasada. Benê lembra novamente que Olívia foi o presente que os dois sempre pediram a Deus. O administrador garante que durante muito tempo carregou essa culpa e teve pena de Heloísa, que não merecia passar por todo esse sofrimento. Benê revela ainda ter prometido a Afonso que levaria esse segredo para o túmulo. Mas que agora sabe que nem Fátima, nem Olívia e nem Heloísa irão perdoá-lo. E que, com certeza, perderá o emprego. A dona do mercadinho chora, incrédula, decepcionada.