A Força do Querer: Joyce se desespera ao ver o início da transição de Ivana

A jovem se enche de coragem e corta o cabelo para se transformar em Ivan


05 de janeiro de 2021 00h26

Foto: Reprodução Globo

Depois de revelar que é trans para a família e ver que nenhum deles a entendeu, Ivana (Carol Duarte) corre para o quarto. Lá, ela pega umas roupas e diz para Simone (Juliana Paiva) que passará uns dias na casa de Nonato (Silvero Pereira). Mas quando a jovem deixa o quarto, Ivana pega uma tesoura na gaveta, se olha no espelho e começa a cortar os cabelos. Ela vibra ao ver cair cachos pelo chão. De repente, Joyce (Maria Fernanda Cândido) entra e se choca com a cena. “Minha filha... O que é que você está fazendo? Seus cabelos não! Não, Ivana... Não!!”, grita ela, que se aproxima da filha.

Foto: Reprodução Globo

Joyce pede para ela parar, em vão. Ivana continua cortando, impulsiva os fios. Estarrecida, Joyce olha e implora para a caçula. “Não faz isso comigo, filha!”. A jovem olha para a mãe, Joyce olha para Ivana e para os cabelos caindo, como se não conseguisse mais reconhecer a filha diante de si. “Sou eu, mãe! Sou eu! Eu de verdade!”, diz a garota. Depois de um impulso máximo, Ivana desaba, cai na cama, chorando. Joyce vai até ela, coloca a cabeça da filha em seu colo e a acarinha. “Você está com os nervos abalados, não sabe o que está dizendo. Você nunca foi um menino, nunca, os médicos, as enfermeiras...”, conta Joyce, tentando negar o fato.

Foto: Reprodução Globo

Ela lembra do dia do nascimento de Ivana, quando estava na cama do hospital e lhe entregaram ela. “Eles me entregaram a minha menina... A menina com quem eu sonhei a vida inteira que eu segurei ali. Você nunca foi um menino! Nunca! Você é a garotinha que passeava comigo”, conta, lembrando de cada momento de Ivana na infância. A socialite disse que sempre a via na filha e que ela sempre foi o seu orgulho. “Desculpa, mãe... Desculpa... Eu sou uma decepção pra você, mas eu não escolhi nascer assim... Ninguém escolhe...”, fala. Joyce avisa que irá ajudá-la. “Você vai acabar com esses traumas... Não vou desistir de você... Isso nunca!”, garante. Ivana levanta, triste. “Você está desistindo! Se não consegue me enxergar você está desistindo! Você teve dois filhos homens... Dois!”, diz ela, que pega a mochila e sai.

Foto: Reprodução Globo

Na sala, todos se chocam com o visual de Ivana. E antes de sair, ela fala com Eugênio (Dan Stulbach). “Pai, eu posso contar com você pra fazer essa cirurgia de tirar o seio? Você banca pra mim?”, pergunta. O advogado diz que a filha não pode estar falando sério. “Você vai fazer igual minha mãe? Continuar negando o que vê?”, indaga. Eugênio ponde que tirar os seios não é qualquer coisa. “É uma mutilação Como é que você pode pensar fazer uma coisa dessa?”, pergunta ele. Ivana faz menção que vai sair. “Pensa no que eu te pedi! Porque eu vou fazer de qualquer jeito!”, avisa. Já na rua, Ivana passa num cabeleireiro para ajeitar o corte masculino. E fica feliz da vida com o que vê.

A Força do Querer: Ivana choca Joyce e Eugênio com revelação: “Não sou mulher, sou homem”

A Força do Querer: Jeiza volta às pressas dos EUA, decide abandonar luta e reata com Zeca