A Favorita: Donatela “ressuscita” para Cilene e se choca com revelação sobre Halley e Lara. “Não são irmãos”

Cafetina se amedronta com “fantasma” e abre o jogo para a ex-perua


14 de setembro de 2022 03h47

Foto: Reprodução Globo/Montagem

Por Ana Júlia Amaral

Nos próximos capítulos de A Favorita, Donatela (Claudia Raia) surgirá “viva” diante de Cilene (Elizângela), que se apavora. Depois da emoção de descobrir que Halley (Cauã Reymond) é o seu filho sequestrado, Matheus, ela se dá conta de que o rapaz e Lara (Mariana Ximenes) são irmãos por parte do pai, Marcelo (Flávio Tolezani). Assim sendo, não podem se envolver amorosamente, o que seria considerado incesto. Donatela resolve confrontar Cilene. A ex-manicure está no quarto, cai uma forte chuva. De repente, ela fica pálida ao se ver diante de Donatela. “Eu não sou fantasma”, afirma a ex-perua.

Cilene está assustada. “Valha-me Deus Nossa Senhora”. Donatela afirma estar tão viva quando ela. “Eu voltei, sinto muito”. Cilene mostra-se ainda incrédula. “Não pode ser, eu estou vendo um fantasma... Você morreu”. Donatela se aproxima da cafetina e pede para ela lhe tocar. “Mas então, quem estava na cela quando ela pegou fogo?”. A ex-perua conta que foi uma colega e que ela conseguiu fugir. “Meu Deus, então você tá viva”. Donatela diz que está muito viva e disposta a ter sua vida de volta. “Eu vou conseguir tomar o que o Silveirinha, a Flora, o Dodi e você tomaram de mim”.

Cilene afirma que também foi uma vítima e que não teve escolha. “Ah, sempre se tem escolha, todo o tempo eu me perguntava, como a Cilene teve coragem de fazer isso comigo, de me trair desse jeito?”. A ex-manicure fala que se ela soubesse o inferno que virou sua vida e o remorso que carrego . E confessa que rezava todas as noites por Donatela, por saber que o que fez não tem perdão. “Mas eu não tive outra saída”. Donatela afirma saber o motivo. “Você não teve outra saída porque teria que assumir o sequestro do meu filho, não foi?”. A cafetina se surpreende com o que ouve e pergunta como ela soube.

Foto: Reprodução Globo

Donatela mostra a carta. Cilene garante que não sabia que Halley (Cauã Reymond) era filho dela. “Juro pela vida dele, que é a coisa mais preciosa na minha vida”. Ela conta como tudo aconteceu, a mentira de Silveirinha (Ary Fontoura) de que o menino era sobrinho dele e admite também que o seu maior medo era perder Halley. “Medo que meu filho não acreditasse na minha inocência, medo que ele me odiasse”. Donatela pergunta como ela teve coragem de jogá-la na cadeia. “Eu sei que o que fiz foi horrível, não mereço perdão... Mas o pior castigo eu já estou passando, que é esse remorso e esse nojo de mim mesma”.

E nessa hora,  afirma que vai fazer de tudo para ajudar Donatela. “Nem que eu tenha que me queimar junto, o que importa é que você está viva e nós vamos acabar com aqueles três”. Donatela a acusa de sonsa e diz ter dúvidas se ela gosta tanto assim do Halley. “Como é que uma mulher católica, temente a Deus como você, permite que ele namore a própria irmã? Que raio de mãe, de ser humano que você é?”. Nesse momento, Cilene a surpreende com uma revelação. “A Lara e o Halley não são irmãos”. A ex-perua afirma que são sim, os dois são filhos de Marcelo.

Foto: Reprodução Globo

Cilene conta a verdade. “A Lara não é filha do Marcelo, ela é filha do Dodi”. Donatela mostra-se atônita. “É isso mesmo, a Flora passou a perna em todo o mundo. O único filho do Marcelo, o único herdeiro dos Fontini é o Halley”, conta Cilene. Donatela começa a se dar conta que no dia da morte de Marcelo, quando ele rompeu com Flora, queria lhe contar algo. “Uma vida de mentiras. O meu filho que eu procurei a vida inteira estava debaixo das minhas vistas o tempo todo. E a Lara, a filha que eu criei, pensando ser o único laço com Marcelo”, fala ela, que cai em prantos.

Foto: Reprodução Globo