Neva, do chileno Guillermo Calderón, traz teatro político com mergulho na linguagem poética

Com direção de Paulo de Moraes, peça da Armazém Cia de Teatro está em cartaz na Fundição Progresso


19 de novembro de 2022 00h31

Um olhar político, uma linguagem poética profunda e um humor extremamente ácido. Com todos esses elementos, o chileno Guillermo Calderón escreveu NEVA, em 2005. Agora, o texto é encenado pela Armazém Cia de Teatro, em comemoração aos seus 35 anos, com direção de Paulo de Moraes, no palco da Fundição Progresso – Espaço Armazém, na Lapa, no Rio de Janeiro.

“Calderón propõe um tipo de teatro que me encanta porque é um teatro eminentemente político, mas que se propõe a mergulhar em uma linguagem poética. A partir de acontecimentos surpreendentes, no meio de muitas tosses e promessas vagas de amor, ele levanta perguntas muito provocativas. Perguntar bem, perguntar mais e melhor, esse é o teatro que me interessa”, explica o diretor.

A PEÇA

A história se passa dentro de um teatro, onde três atores, Olga Knipper (Patrícia Selonk), Olga instiga Masha (Isabel Pacheco) e Aleko (Felipe Bustamante), se abrigam para fugir do massacre que acontece nas ruas de São Petersburgo, então capital do Império Russo, em um dia de 1905. Os três se encontraram para ensaiar O Jardim das Cerejeiras, última peça escrita pelo escritor e dramaturgo russo Anton Tchekhov (1860-1904).

Apesar do universo russo, o enredo acaba refletindo sobre o Chile, de Calderón, da década de 1970 e respingando também no Brasil desses anos obscuros.

NEVA - Local: Fundição Progresso – Espaço Armazém; Rua dos Arcos, 24, Lapa, Rio de Janeiro; Temporada: 11 de novembro a 18 de dezembro, sextas e sábados, às 20h e domingos, às 19h. (Não haverá apresentação nas semanas de 2 a 4 de dezembro e de 9 a 11 de dezembro); Venda na bilheteria do Espaço Armazém (uma hora antes das apresentações) ou pelo site  www.sympla.com.br/armazemciadeteatro; Meia-entrada: Estudantes, idosos, menores de 21 anos, pessoas com deficiência, professores, profissionais da rede pública municipal de ensino e classe artística, apresentando identificação; Capacidade de público: 107 lugares; Ingresso: R$ 60,00 (inteira) e R$ 30,00 (meia-entrada); Classificação: 14 anos; Duração: 80 minutos; Drama.