Carolina Kasting faz refletir sobre a opressão do corpo feminino com obra na SP-Arte

Atriz expõe Meia Invisível na importante mostra no Pavilhão da Bienal


06 de abril de 2022 16h49

Foto: Divulgação

Reconhecida por atuações importantes em novelas e no teatro, Carolina Kasting tem se destacado cada vez mais também como artista visual. A partir desta quarta, 6, até 10 de abril, sua obra Meia Invisível estará exposta na prestigiada SP-Arte 2022, no Pavilhão da Bienal São Paulo Stand DS-29. A peça é uma impressão fotográfica fine art em dimensões humanas, 170x110cm, com uma extensão de meia-calça real, pregada à parede por fora da moldura.

“A meia-calça é um adereço do vestiário feminino, que simboliza a necessidade de assepsia imagética do corpo da mulher, na tentativa de enquadrá-la, “livre” de humanidades, de “defeitos” e particularidades, sujeitando-a a um padrão opressor e objetificando seu corpo”, explica.

A obra Meia Invisível. Foto: Divulgação

Na obra, a artista se autorretrata nua, sem nenhuma sexualização, numa alegoria da pintura clássica para contrapor à força que a impede de seguir em frente, num movimento contrário à liberdade de expressão. “Um silenciamento”, completa ela.

Carolina, que atuou em Salve-se Quem Puder em 2021, atualmente é uma das residentes do atelier Casa Voa no Rio de Janeiro. A maioria de suas obras tem como tema a mulher. Sua última exposição individual foi em setembro de 2021 na galeria dos Correios, em Niterói.